Reflexões

1º SEMESTRE

Este trabalho foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Seminário de Integração Profissional IV, leccionada pelo Professora Tomás Patrocínio, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Este trabalho trata-se de um Projecto de Intervenção na Associação Dr. João dos Santos, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sediada na Mealhada em Loures.

Este Projecto tem como objectivos: o desenvolvimento e avaliação do nosso Projecto no âmbito educativo/formativo formal e não formal, mobilizando os diversos conhecimentos adquiridos noutras disciplinas do curso; o desenvolvimento de competências de intervenção educativa/formativa (de análise de situações e de diagnóstico, concepção, acompanhamento, dinamização e avaliação); a reflexividade (técnica, prática e crítica) na e sobre a acção educativa analisada e dinamizada sobre os contextos dessa acção; o contacto com uma realidade organizacional, desempenhando funções muito semelhantes aquelas que possivelmente iremos desenvolver, posteriormente, enquanto Licenciadas em Ciências da Educação; e por fim, desenvolver atitudes favoráveis ao trabalho de colaboração em equipa.

A Associação Dr. João dos Santos é uma IPSS, subsidiada pelo Estado, que acolhe 147 crianças e 22 postos de trabalho.

A análise da Instituição realizou-se do ponto de vista de uma abordagem sistémica, cujos principais objectivos são fornecer uma descrição sistémica, tendo em conta todos os elementos importantes de uma organização e permitir uma tomada de decisão mais esclarecida, situando esta decisão no contexto espácio-temporal.

Tentamos fazer uma abordagem formal e objectiva da Insituição, onde adoptamos a função de observadoras, embora tivéssemos participado em pelo menos uma actividade.

A Instituição é gerida por: Assembleia-Geral , Direcção e por um Conselho Final. A Associação também tem cargos que funcionam em Regime de Voluntariado, sendo eles: Coordenadora Pedagógica, quatro Educadoras de Infância, uma Técnica de ATL, cinco Auxiliares de Educação, cinco Ajudantes de Acção Educativa, uma Secretária, uma Cozinheira, uma Ajudante de Cozinha e duas Auxiliares de Serviços Gerais.

Conforme o Quadro de Pessoal apresentado, podemos concluir que a associação segue a perspectiva administrativa das empresas da autoria de  Fayol, onde todos os membros da organização exercem funções administrativas com um grau de importância e especificidade diferenciadas. Existe uma simetria em termos de desempenho de funções, pelo que as funções administrativas são as de maior relevância e as capacidades profissionais menos evidentes, associadas às funções subalternas e níveis inferiores hierárquicos das organizações.

As Educadoras e a Técnica de ATL têm como função programar, orientar e dinamizar todo o trabalho pedagógico com as crianças, as Auxiliares de Educação e as Ajudantes de Acção Educativa têm como função vigiar e colaborar nas actividades com as crianças, a Cozinheira e a Ajudante de Cozinha têm como função preparar e confeccionar a aliementação das crianças que frequentam a Associação e por fim, as Auxiliares de Serviços Gerais têm como função a limpeza da Instituição. Apesar de a cada funcionária ser-lhe confinada uma tarefa específica do seu cargo há um descontentamento, quase, geral por parte de todas em relação, entre outros, à falta de espaço e à falta de recursos humanos

Podemos dizer que a Associação se guia pelos Princípios Básicos da Organização Científica do Trabalho, defendidos por Taylor, que se designam através do princípio do planeamento; através do princípio da preparação; do princípio do controlo; e por último, do princípio da separação entre a concepção e a execução do trabalho.

É uma Instituição que pretende dar resposta educativa às crianças e ao mesmo tempo prestar um apoio social às famílias, pretendendo: proporcionar atividades e experiências intencionalmente educativas que promovam o desenvolvimento psicomotor, intelectual, afectivo e sócio – moral das crianças; proporcionar experiências de integração social e estimulação sócio – cultural de forma a garantir uma boa integração social; preparar os requisitos pré – académicos e académicos necessários para a entrada na escolaridade obrigatória; e por fim, proporcionar às famílias mais carenciadas serviços sócio – educativos que os ajudem na melhoria das suas condições sócio – culturais.

O nosso Projecto vai ao encontro de um Projecto já desenvolvido pela própria Associação que perspectiva a construção de novas e maiores instalações de maneira a dar  resposta a um maior número de crianças. Desta forma, ao Associação promove  eventos para angariar fundos monetários que ajudem  na concretização do seu "sonho".

De um modo geral, posso afirmar que este trabalho, durante o primeiro Semestre, correu bem. Trabalhamos sempre em conjunto e apoiamo-nos mutuamente.

Este trabalho, é exigente e o processo não é simples mas o resultado foi, até agora, positivo.

Como nada é perfeito, aponto como pontos fracos, a impossibilidade do contacto com a Coordenadora da Insitutição (teve um acidente de viação no início do Ano Lectivo e ainda está com baixa hospitalar), a fraca colaboração e apoio das Educadoras e por fim, a dificuldade em fornecerem os Documentos necessários para a caracterização da Instituição, nomeadamente os Projectos Curriculares de cada Sala.

Finda a minha análise a todo o processo de desenvolvimento deste trabalho, posso concluir que este trabalho de caracterização e análise da Associação Dr. João dos Santos e planificação de um Projecto de Intervenção, foi de clara relevância para a minha formação/aprendizagem pois, num futuro próximo, quem sabe, posso vir a trabalhar numa Instituição deste tipo e necessitar de realizar um trabalho/projecto desta envergadura.