Associação Dr. João dos Santos

A Associação Dr. João dos Santos é uma IPSS, subsidiada pelo Estado, para crianças dos 2 aos 9 anos de idade (idade em que, normalmente, as crianças concluem o 4ºano de escolaridade) no entanto, se estas reprovarem a Associação garante o lugar da criança na Instituição no ano seguinte.

É composta por 22 funcionárias, onde estão incluídas Educadoras, Auxiliares de Educação, Ajudantes de Acção Educativa, Cozinheira, Ajudante de Cozinha, Técnica de ATL e Serviços Gerais. O horário de funcionamento da Associação Dr. João dos Santos é das 7h30 às 19h30. O horário das Auxiliares de Educação e Ajudantes de Acção Educativa é rotativo, das Educadoras é das 9h00 às 16h30 no entanto, as Educadoras uma vez por mês fazem o horário das 9h00 até às 19h30, para atendimento aos pais. O pessoal da cozinha e Serviços Gerais tem horário fixo.

Esta instituição desenvolve a sua actividade na área infantil com valências de Creche, Pré-Escolar e ATL com 147 crianças.

Esta Instituição começou por iniciar a sua actividade na actual sede em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Loures, em regime de comodato (a Instituição usufrui do espaço sem pagar renda), com 35 crianças e 8 funcionárias. Visto que a lista de espera não parava de crescer, no ano de 1996 alugaram um espaço na mesma rua e passaram a dar apoio a 94 crianças com a colaboração de 13 funcionárias.

Persistindo no problema de falta de espaço, em 1999 adquiriam uma loja, na mesma localidade e em 2003 compraram, também, a loja adjacente atingindo assim, a lotação máxima permitida.

Sendo assim, a Associação Dr. João dos Santos fica sediada na Quinta do Pinheiro, Bloco C, na Mealhada, Loures. Fazem parte dela, ainda, três dependências. Uma situada no Bloco A da mesma rua e duas na Rua Vitorino Nemésio, Lote 4 – r/c Esqº e Dtº.

A Instituição é geria por: Assembleia – Geral (formada por três membros: Presidente, 1ª Secretária, 2ª Secretária), Direcção (formada por cinco membros: Presidente, vice-Presidente, Secretário, Tesoureiro, Vogal e dois Suplentes) e por um Conselho Final (formado por: Presidente, Secretário, um Vogal e um Suplente).

A Associação também tem cargos que funcionam em Regime de Voluntariado, sendo eles: a Coordenadora Pedagógica, quatro Educadoras de Infância, uma Técnica de ATL, cinco Auxiliares de Educação, cinco Ajudantes de Acção Educativa, uma Secretária, uma Cozinheira, uma Ajudante de Cozinha e duas Auxiliares de Serviços Gerais.

Fazem parte dos Recursos Humanos: um Professor de Educação Física, uma Professora de Inglês, e uma Professora de Música.

É uma Instituição que pretende dar resposta educativa às crianças e ao mesmo tempo prestar um apoio social às famílias, pretendendo: proporcionar atividades e experiências intencionalmente educativas que promovam o desenvolvimento psicomotor, intelectual, afectivo e sócio – moral das crianças; proporcionar experiências de integração social e estimulação sócio – cultural de forma a garantir uma boa integração social; preparar os requisitos pré – académicos e académicos necessários para a entrada na escolaridade obrigatória; e por fim, proporcionar às famílias mais carenciadas serviços sócio – educativos que os ajudem na melhoria das suas condições sócio – culturais.

Visto que, a Associação é uma Instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, conta necessariamente com apoios exteriores: da Câmara Municipal de Loures (que cedeu as instalações da sede com um contrato de comodato); tem acordo financeiro e técnico com a Segurança Social; da Junta de Freguesia com subsídios, obras e festas; do Centro de Saúde com o apoio relacionado com a educação para a saúde; da equipa de Ensino Especial de Loures; das outras Instituições; dos Associados pagando atempadamente as suas cotas; e da Escola do 1º Ciclo da E. B. Nº2 da Mealhada que é frequentada pelas crianças do A. T. L.

O Projecto “Um Sonho em Construção” visa juntar todas as valências (menos ATL) num único edifício dando assim, apoio a um maior número de crianças, incluído a valência de berçário. Para isto são necessárias verbas que a Instituição não possui e por isso, ao longo do ano realiza vários eventos para a angariação de fundos.

As inscrições para as futuras instalações estão abertas desde Fevereiro de 2012 sendo apenas necessário apresentar a Declaração de IRS e nota de liquidação do ano 2011, Recibo de Venda de casa ou prestação bancária e Recibos de Vencimento, dos 3 últimos meses, dos elementos do agregado familiar.